Você sabia que há pelo menos 100 anos a Ortodontia era considerada uma divisão da prótese dentária? Pois é! Naquela época os tratamentos para cáries muitas vezes se resumiam a extrações dos dentes. Acontece que esse tipo de tratamento geralmente ocasiona problemas sérios na mordida promovendo uma descompensação. O dentista que havia removido os dentes se via na necessidade de recuperar a posição dos dentes remanescentes para então executar as próteses nos espaços presentes.
Foi em 1900 que o Dr. Edward Hartley Angle fundou o primeiro programa de treinamento no mundo voltado exclusivamente para a Ortodontia – The Angle School of Orthodontia. O Dr. Angle já havia criado um sistema de classificação para a mordida (1899). Algumas décadas depois, com a evolução da Ortodontia criou um aparelho chamado “Edgewise” (1925) e ambos são utilizados até hoje. Apesar das evoluções já presentes naquela época a Ortodontia ainda era muito artesanal e exigia muita mão de obra. Por exemplo, era preciso colocar bandas metálicas, aqueles “anéis”, em volta de todos os dentes.
E ao longo dos anos, surgiram outros ortodontistas notáveis como Dr. Lawrence Andrews, Dr. Charles H. Tweed e Dr. Charles J. Burstone, entre outros como o primeiro brasileiro especialista em Ortodontia, o Dr. Carlos de Almeida Lustosa. Todos contribuíram para a evolução da Ortodontia a ponto de se tornar mais previsível, confortável, eficiente e claro mais acessível ao paciente.
Hoje podemos usar vários tipos de aparelhos ortodônticos utilizando inúmeras técnicas para corrigir a mordida do paciente. Podemos dizer que o braquete é a caracterização do tratamento ortodôntico e o principal método para os ortodontistas e pacientes atualmente. Mas essa atribuição vem sofrendo alterações, e devido à Odontologia digital novas formas de tratamento vem surgindo, como por exemplo os alinhadores estéticos!
A ortodontia evolui constantemente dia a dia, hoje contamos com muitos recursos que ajudam os ortodontistas e os pacientes. E com o passar do tempo a ortodontia deve evoluir ainda mais!
Se interessou? Ficou curioso em saber mais? Visite seu ortodontista! Cuidar dos dentes não é mais tão chato ou difícil assim!? Não se esqueça de se inscrever na nossa lista de e-mails!