Uma breve história da ortodontia

Você sabia que há pelo menos 100 anos a Ortodontia era considerada uma divisão da prótese dentária? Pois é! Naquela época os tratamentos para cáries muitas vezes se resumiam a extrações dos dentes. Acontece que esse tipo de tratamento geralmente ocasiona problemas sérios na mordida promovendo uma descompensação. O dentista que havia removido os dentes se via na necessidade de recuperar a posição dos dentes remanescentes para então executar as próteses nos espaços presentes. 

Foi em 1900 que o Dr. Edward Hartley Angle fundou o primeiro programa de treinamento no mundo voltado exclusivamente para a Ortodontia – The Angle School of Orthodontia. O Dr. Angle já havia criado um sistema de classificação para a mordida (1899). Algumas décadas depois, com a evolução da Ortodontia criou um aparelho chamado “Edgewise” (1925) e ambos são utilizados até hoje. Apesar das evoluções já presentes naquela época a Ortodontia ainda era muito artesanal e exigia muita mão de obra. Por exemplo, era preciso colocar bandas metálicas, aqueles “anéis”, em volta de todos os dentes.

E ao longo dos anos, surgiram outros ortodontistas notáveis como Dr. Lawrence Andrews, Dr. Charles H. Tweed e Dr. Charles J. Burstone, entre outros como o primeiro brasileiro especialista em Ortodontia, o Dr. Carlos de Almeida Lustosa. Todos contribuíram para a evolução da Ortodontia a ponto de se tornar mais previsível, confortável, eficiente e claro mais acessível ao paciente.

Hoje podemos usar vários tipos de aparelhos ortodônticos utilizando inúmeras técnicas para corrigir a mordida do paciente. Podemos dizer que o braquete é a caracterização do tratamento ortodôntico e o principal método para os ortodontistas e pacientes atualmente. Mas essa atribuição vem sofrendo alterações, e devido à Odontologia digital novas formas de tratamento vem surgindo, como por exemplo os alinhadores estéticos! 

A ortodontia evolui constantemente dia a dia, hoje contamos com muitos recursos que ajudam os ortodontistas e os pacientes. E com o passar do tempo a ortodontia deve evoluir ainda mais!

Se interessou? Ficou curioso em saber mais? Visite seu ortodontista! Cuidar dos dentes não é mais tão chato ou difícil assim!? Não se esqueça de se inscrever na nossa lista de e-mails!

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Compartilhar no Facebok
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deseja uma consulta?
Entramos em contato com você!