O implante dental revolucionou como tratamos nossos pacientes que por algum motivo perderam um dente. O implante moderno foi desenvolvido por P.I. Brånemark na segunda metade do século passado, e tem evoluído constantemente durante as últimas décadas.
Mas não é somente o implante que evoluiu. A evolução das técnicas cirúrgicas e o conhecimento que adquirimos nesses anos foi extraordinário. Hoje em dia podemos reabilitar um paciente que perdeu um ou vários dentes de forma rápida e segura, com alto grau de satisfação estética. Dentaduras (prótese total), ponte móveis (prótese parcial removível) e até mesmos pontes fixas (prótese fixa com pôntico) deixaram de ser os únicos meio de tratamento para perda dentária.
Atualmente o implante mais utilizado no mundo é o de titânio, um metal biocompatível com nosso organismo que permite a osseointegração (junção do implante com o osso).
Recentemente outro material tem se mostrado promissor no campo da implantodontia, a zircônia. Ao contrário do que muitos acreditam a zircônia também é um metal, que se apresenta como um material branco e também possui biocompatibilidade com nosso organismo, ou seja ele também será osseointegrado.
Em breve abordaremos mais sobre os implantes na odontologia. Não se esqueça de se inscrever na nossa lista de e-mails!