Fiz um implante, e agora?

Essa é uma pergunta que todos os pacientes fazem quando terminam um tratamento com implantes dentais. Sendo direto na resposta, trate-o como se fosse seu antigo dente!

Os implantes dentais necessitam dos mesmos cuidados que um dente natural. Ou seja, ele não vai se limpar sozinho, e só porque ele foi colocado uma vez não quer dizer que podemos substituí-lo facilmente.

No início da implantodontia tinha-se a ideia de que “o implante era para sempre”. De que as doenças que acometiam os dentes não poderiam acometer os implantes. Um implante não tem canal para ser tratado, não é mesmo.

Entretanto logo se percebeu que não era bem assim. Os implantes dentais sofrem, por diversos motivos, das mesmas doenças gengivais que um dente natural. A gengivite em um implante é chamada de mucosite (inflamação da gengiva ao redor do implante). E a periodontite é chamada de peri-implantite (perda dos osso ao redor do implante).

Em ambos os casos, dente ou implante, o que causa a doença periodontal é o biofilme dental (sujeira que acumulamos ao redor dos dentes). Por isso uma higiene bucal eficiente é vital para o sucesso do tratamento no longo prazo.

E para garantir que isso ocorra visitas de check-up ao seu dentista são importantíssimas para a manutenção da saúde do seu implante. Costumo dizer que o implante é igual um carro, se não realizar as manutenções preventivas você terá problemas. Não se esqueça de se inscrever na nossa lista de e-mails!

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Compartilhar no Facebok
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deseja uma consulta?
Entramos em contato com você!